O WHOIS é um protocolo TCP/IP (porta 43) que permite a consulta de informações de contato e DNS sobre entidades na internet, como nome de domínio, endereço IP ou ASP. Em alguns países ou de acordo com as regras da Corporação para Atribuição de Nomes de Domínio ou certos registros, as informações de registro de nome de domínio devem estar disponíveis e acessíveis ao público por meio de pesquisa WHOIS.
Existem quatro tipos de contatos associados ao registro de um nome de domínio, que são de responsabilidade do provedor de internet: titular do domínio (owner), contato administrativo (admin contact), contato técnico (technical contact) e contato de cobrança (billing contact). Durante o processo de registro de um domínio, o cliente pode optar pelo WHOIS privado para omitir seus dados. No entanto, essa opção tem um custo adicional.
Ao registrar um nome de domínio, o cliente fornece suas informações de contato ao Registrar (WebTejo), que são comunicadas ao ICANN, a entidade responsável pelo armazenamento das informações nas bases de dados WHOIS. A base de dados WHOIS é acessível publicamente e lista as informações de registro de nome de domínio para um nome de domínio específico, além dos servidores de nomes associados ao domínio e as datas de expiração e criação do nome de domínio.
As informações de registro de nome de domínio fornecidas são alojadas pela WebTejo ou por um provedor de serviços de terceiros e disponibilizadas ao público por meio de pesquisas no WHOIS. Em alguns casos, o registo pode ser mantido confidencial e pode ser alterado a qualquer momento. É importante salientar que, se os seus dados do WHOIS estiverem disponíveis publicamente e forem usados para contatos de terceiros, essas comunicações não são iniciadas pela WebTejo e a empresa não controla o uso das informações de WHOIS por terceiros.
Quais informações estão associadas ao WHOIS?
Além do nome do proprietário do domínio, o WHOIS fornece diversas informações, como:
- Servidores de nome
- DNS para onde o domínio aponta
- Estado
- Data de registro
- Data de expiração
- Nome do registrante do domínio, responsável administrativo e técnico
- Endereço de e-mail
- Número de telefone
É importante lembrar que as informações disponíveis podem variar de acordo com o TLD.
Quando ocorre a validação/confirmação dos dados WHOIS?
Para cumprir as normas do ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), é obrigatória a validação rigorosa dos dados WHOIS dos domínios gTLD, incluindo a confirmação dos dados fornecidos durante o registo. É importante que os dados introduzidos sejam válidos e estejam corretos.
A validação é necessária sempre que:
- são feitas alterações aos dados/contactos WHOIS de domínios existentes;
- ocorre a transferência do domínio entre empresas;
- é registado um novo domínio cujos dados ainda não foram validados.