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O seu site pode estar a mostrar mensagens de erro como: "O tempo de conexão com o servidor expirou". O que está a acontecer?

Em primeiro lugar, deve verificar se o seu servidor está ativo. Visite a nossa Página de Estado para ver se há algum problema técnico conhecido. Se o servidor estiver a funcionar normalmente, o mais provável é que a nossa firewall tenha bloqueado o seu endereço IP.

O seu navegador pode mostrar erros semelhantes a estes ao tentar conectar-se ao servidor:

  • O site pode estar temporariamente indisponível ou muito ocupado. Tente novamente em alguns instantes.
  • A conexão foi reiniciada. A ligação ao servidor foi restabelecida durante o carregamento da página.
  • Se não conseguir carregar nenhuma página, verifique a conexão de rede do seu computador.
  • Se o seu computador ou rede estiver protegido por um firewall ou proxy, certifique-se de que o navegador tem acesso à Web.

Como funciona o bloqueio automático de IP?

Bloqueios automáticos são criados na firewall para um determinado endereço IP, a partir do qual o programa de monitorização da firewall detetou tentativas de acesso não autorizado. Se forem detetadas 10 tentativas de login falhadas a partir do seu endereço IP, ele é bloqueado temporariamente por 10 minutos. Se forem detetadas mais tentativas falhadas durante este período, o IP será bloqueado permanentemente.

Portanto, se não conseguir conectar-se ao site, ao cPanel ou ao Webmail a partir de um determinado computador, o mais provável é que as regras da firewall tenham sido ativadas.

Quais podem ser as razões para o bloqueio de um IP e como evitá-lo?

  • Exceder o número de tentativas de login falhadas no cPanel
  • Erro ao iniciar sessão via POP3/IMAP/SMTP ou Webmail
  • Configuração incorreta do cliente de email
  • Erro de login via FTP
  • Erro ao iniciar sessão no site
  • Atividade de PortScan

Exceder o número de tentativas de login falhadas no cPanel

Quando não conseguir iniciar sessão no cPanel na primeira vez, evite tentar várias vezes seguidas. Ao tentar mais de 10 vezes em 300 segundos, o IP será bloqueado. Para evitar isso, utilize as opções de login automático na sua Área de Cliente ou verifique os seus detalhes de login. Caso contrário, pode solicitar o reset da senha do cPanel através do Suporte.

Erro ao iniciar sessão POP3/IMAP/SMTP ou Webmail

Além da proteção de login no cPanel, a firewall também impede o acesso não autorizado ao serviço de email.

  • Bloqueio devido a tentativas falhadas de login no Webmail. Se teve problemas ao iniciar sessão no Webmail e, como resultado, tanto o cPanel quanto o Webmail já não estão disponíveis, é provável que tenha ativado um bloqueio de IP para o acesso ao email.
  • Bloqueio devido a tentativas falhadas de login POP3/IMAP. Se começou a receber erros/avisos de autenticação falhada de IMAP/POP3 no seu cliente de email, é possível que as credenciais estejam desatualizadas/erradas. Neste caso, o cliente de email continuará a tentar acessar o servidor, o que poderá levar ao bloqueio permanente do IP.
  • Bloqueio devido a tentativas falhadas de login SMTP. Esse tipo de bloqueio ocorre quando os dados de autenticação SMTP são inválidos, impedindo o envio de emails. Os emails ficam retidos na "Caixa de Saída", e o cliente poderá mostrar erros de autenticação SMTP. Certifique-se de que o login SMTP é o seu email completo e que a senha é a mesma do servidor de email de entrada.

Se ainda não conseguir iniciar sessão com a senha anterior, considere redefini-la assim que o seu IP for desbloqueado. Pode fazê-lo na sua Área de Cliente.

Configuração incorreta do cliente de email

A configuração incorreta do cliente de email pode causar o bloqueio do IP. Se estiver a ter problemas ao configurar o cliente de email, é recomendável remover a conta problemática e começar do zero. As configurações corretas podem ser encontradas na sua Área de Cliente.

Erro de login via FTP

Certifique-se de que o seu cliente FTP está a utilizar os dados de login corretos e a configuração adequada, incluindo o uso da porta 21 para FTP.

Erro ao iniciar sessão no site

Este erro ocorre quando existe um formulário de autenticação ou um diretório protegido no site. Certifique-se de que está a usar os dados de login corretos.

Atividade de PortScan

A exploração de portas (PortScan) é um ataque que envia pedidos a um conjunto de portas no servidor para tentar descobrir vulnerabilidades. Para evitar isso, certifique-se de que os seus clientes estão configurados para não tentarem constantemente explorar portas no servidor. Reduza os intervalos de timeout em todos os clientes FTP e de email da sua rede. Muitos utilizadores na mesma rede, a partir de um único IP externo, podem desencadear um bloqueio de IP no firewall.