Antes de configurar o seu email na WebTejo, ou em qualquer outro serviço, é importante entender as suas opções. Como utilizador da WebTejo, o email é configurado através do cPanel. O cPanel suporta dois métodos diferentes para aceder às caixas de correio no servidor: POP3 e IMAP.
POP3
O POP3, ou Post Office Protocol, permite aceder a um servidor remoto, mas todas as mensagens são descarregadas diretamente para o seu dispositivo e depois apagadas do servidor. Ao eliminar as cópias de email do servidor, o uso de armazenamento mantém-se mais baixo. Além disso, os emails armazenados localmente estão sempre acessíveis sem ligação à Internet.
Contudo, existem desvantagens claras ao utilizar o POP. Podem surgir problemas se configurar o acesso a partir de mais do que um dispositivo, pois não há sincronização entre o servidor e os clientes. Por exemplo, se ler, processar ou eliminar um email no seu computador, essas alterações não serão visíveis no seu tablet ou telemóvel. Usar POP implica que terá de eliminar manualmente a mesma mensagem em todos os dispositivos.
Outra desvantagem a ter em conta ao usar POP é a falta de opções de recuperação. Como os emails são eliminados do servidor após serem descarregados para o seu dispositivo, não há forma de recuperar essas cópias em caso de erro, falha do computador, etc.
IMAP
IMAP significa Internet Message Access Protocol. Este segundo método, tal como o POP, é usado para a gestão de emails e começa por aceder ao email num servidor remoto. No entanto, ao contrário do POP, o email permanece no servidor, em vez de ser armazenado localmente e eliminado do servidor.
Isto significa que, para quem utiliza mais do que um dispositivo – por exemplo, um portátil e um smartphone – o email será sincronizado em todos eles. Além disso, já terá um método de recuperação fiável configurado.
A desvantagem notável do IMAP é que este método consome a quota de armazenamento do seu plano de alojamento. Por exemplo, se tiver um plano com 500MB ocupados pelo seu email, só terá 1,5GB disponíveis para o seu site. No entanto, é possível definir limites para uma caixa de correio específica durante a sua criação, e pode sempre voltar a editar as definições de limite posteriormente.
Importante
Por fim, uma distinção importante entre o IMAP e o POP é que funcionam em portas diferentes. Preste atenção a este detalhe ao configurar o seu email. Pode encontrar estas definições no cPanel > Contas de Email.
Clique em 'Ligar Dispositivos':
A partir daí, desça a página para ver as diferentes portas para IMAP e POP. Lembre-se de que IMAP/POP se refere apenas à ligação para gerir o email. O envio do email é configurado numa fase posterior.